Os Mistérios do DNA




Chamado de MOLÉCULA DA VIDA, o ADN, ácido desoxirribonucleico ou DNA, em inglês: deoxyribonucleic acid é um composto orgânico presente no núcleo das células de todos os seres vivos e simplesmente coordena tudo o que acontece dentro de uma célula!


DNA é TUDO nessa vida! Inclusive cientistas descobriram que cada DNA tem a assinatura do Criador: DEUS.





Ele 2,00 metros de comprimento e milagrosamente está contido dentro do núcleo de cada minúscula célula do corpo humano.


Se está dentro de cada célula nossa, qualquer parte do nosso corpo possui nosso DNA e é por isso que desde fios de cabelo até partes do tecido humano, saliva, etc...TUDO pode identificar que Ser Humano é aquele.






Imagine qual é a força incrível que mantém esses 2,00 metros de DNA enrolados num minúsculo espaço menor que 0,01 mm. A teoria mais aceita é a de que pequenos anéis de proteína no núcleo da célula funcionam como motores, que “alisam” as longas moléculas e as mantém girando sempre na mesma direção, agrupadas com outros trechos de DNA de função semelhante.


Aliás, manter o DNA sem embaraçar evita diversos tipos de doenças, inclusive o câncer.




É no DNA que toda a informação genética de um organismo é armazenada e transmitida para seus descendentes. Essa carga genética está contida no núcleo e todas as células de um organismo. Em todos os seres vivos, o DNA é formado por uma fita dupla composta por 4 letras - A, T, C e G.


Essas letras representam compostos orgânicos: o A é a adenina, o T é a timina, o C é a citosina e o G é a Guanina.


As diferentes combinações destas letras - que chegam a mais de 3 bilhões em cada célula - fazem a variabilidade dos seres vivos.


E o nosso corpo, por sua vez é formado por 37,2 trilhões de células. Isso significa que cabem 74,4 trilhões de quilômetros de material genético dentro de nós.




Sua função principal é o armazenamento de todas as informações necessárias para a construção das proteínas de ARNs.


DNA (replicação) - RNA (transição) - Proteína (tradução) - Expressão Genética


O DNA tem 700 terabytes de memória em apenas um grama,ou seja é 14.000 discos Blu-ray de 50 gigabytes em uma gota de DNA que cabe na ponta de nosso dedo mindinho.







Os segmentos de ADN que contêm a informação genética são chamados genes, e o restante da sequência de ADN tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso dessa informação genética.


Enfim, o DNA decide quais serão as proteínas produzidas. Ele está comprometido com a função celular ou com a divisão celular.


No entanto, essa poderosa força de criação do Universo pode vir ou dar defeito depois de um tempo. O problema no DNA pode ser herdado ou criado acidentalmente, pois ele é sujeito à danos externos.


Quando temos um câncer de pele por exemplo, é porquê o DNA sofreu uma lesão ocasionada pelos raios de sol.


Cromossomos

Sequências de DNA formam os cromossomos. Cada organismo tem um número diferente de cromossomos. O ser humano, por exemplo, tem 46 (recebemos 23 da mãe e outros 23 do pai).






Gene

É a parte funcional do DNA. No caso do genoma humano, por exemplo, apenas 3% é formado por genes. O resto é apenas, agrupamentos de proteínas que não contêm nenhuma informação. Os genes, portanto, são sequências especiais de centenas ou até milhares de pares (do tipo A-T ou C-G) - podem chegar a mais de 20.000 genes, que oferecem as informações básicas para a produção de todas as proteínas que o corpo precisa produzir.






Genoma

Em biologia, o genoma é toda a informação hereditária (passa para seus descendentes) de um organismo que está codificada em seu DNA (ou, em alguns vírus, no RNA). Isto inclui tanto os genes como as sequências não-codificadoras que são muito importantes para a regulação gênica, dentre outras funções.






Sequenciamento do Genoma ou DNA

O sequenciamento é a técnica utilizada para determinar em que ordem as bases (letras) contidas no DNA, se encontram. Quando se diz que um genoma foi sequenciado queremos dizer que foi determinada a ordem que as informações (genes) estão colocados no genoma.





Atualmente é possível modificarmos o nosso DNA, mudando e aprimorando suas informações.






Fonte: Revista Superinteressante





25 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon